As almas do povo negro, de W.E.B. Du Bois

 


Olá, povo pan-africano!

Hoje trazemos a terceira sugestão dentre as leituras incontornáveis para a formação de uma cidadania pan-africana, alias, com relação ao tema central do nosso esforço, o autor que trazemos hoje é o pioneiro, por que não dizer, o criador do conceito de pan-africanismo na forma sob a qual identificamos os ingredientes únicos necessários à tarefa de dar contorno à trajetória do indivíduo afrodiaspórico rumo a uma independência efetiva e a conquista do respeito à sua história e sua identidade. Vale ressaltar que o Dr. William Edward Burghardt Du Bois (Great Barrington23 de fevereiro de 1868 — Acra27 de agosto de 1963) é mais conhecido como "W. E. B. Du Bois”, uma espécie de acrônimo com o qual se tornou uma referência pivotal à toda uma militância global pan-africanista. W.E.B. Du Bois foi sociólogo, historiador, ativista pelos direitos civis e o pioneiro do Pan-Africanismo. Nascido no interior do estado de Massachusetss, Du Bois cresceu em uma comunidade relativamente tolerante e integrada. Casou-se com Nina Gomer em 1896, com quem teve dois filhos: Burghart e Yolanda. Um ano depois da morte de Nina, casou-se com Shirley Graham. Du Bois recebeu um diploma em 1888 pela Universidade Fisk, e um segundo diploma pela Universidade Harvard em 1890. Depois de dois anos de estudo na Universidade de Berlim, recebeu seu Ph. D (título de doutor) pela Universidade Harvard em 1895.

W.E.B. Du Bois foi um autor prolífico, que publicou mais de vinte livros ao longo de sua vida. Além das publicações acadêmicas, escreveu novelas e poesia. Foi também um ativista ferrenho da justiça social e racial. A sua obra seminal “As almas da gente negra” (The Souls of Black Folk), sua coleção de ensaios, que viemos recomendar, é uma obra clássica da literatura estadunidense.

É um princípio básico para a História da Literatura Afroestadunindense.

Foi publicado em 1903 e contém vários ensaios sobre a Raça Negra, alguns dos quais já haviam sido retratados pela revista "Atlantic Monthly". Du Bois tirou de suas próprias experiências, o fundamento para desenvolver este trabalho pioneiro, sobre como era ser um afro-americano na sociedade americana. As Almas da Gente Negra ocupa um lugar importante nas Ciências Sociais, sendo uma das primeiras obras sociológicas.

O livro foi republicado no Brasil em 2021 pela Editora Veneta. 

Leiam esse livro traduzido para o Português, acessando o seu arquivo em pdf através do link:

https://afrocentricidade.files.wordpress.com/2016/04/as-almas-do-povo-negro-w-e-b-du-bois.pdf

Referencias:

1.            W. E. B. Du Bois; https://pt.wikipedia.org/wiki/W._E._B._Du_Bois (Acessado em 18/12/2021)

2.            Imagem; https://traduagindo.com/2021/05/07/dubois-negro-e-o-socialismo/ (Acessado em 19/12/2021)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lélia Gonzalez e o “Lugar de negro”

Em 14 de março de 1914, nasceu Abdias do Nascimento

Leituras e Construção de uma cidadania afrodescendente